Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Amagis Saúde não cobrará coparticipação de mamografias durante mês de outubro

29 de Setembro de 2015 às 11h45

Com o objetivo de estimular a prevenção do câncer de mama, a Amagis Saúde participa da campanha Outubro Rosa. Todos os exames de mamografia, convencional e digital, que forem realizados no mês de outubro desta ano, estarão isentos de coparticipação, ou seja, os associados não pagarão a parte que normalmente cabe a eles para fazer esse exame. 

Campanha Outubro Rosa

A medida é válida para os exames que efetivamente forem feitos no mês de outubro, independente da data do pedido médico, e para os dois grupos do plano de saúde. É necessário o pedido médico com a indicação do exame. Além disso, serão distribuídos botons alusivos à campanha durante o mês de outubro.


Prevenção

A Amagis Saúde tomou a iniciativa porque acredita que a prevenção é o melhor remédio e uma das medidas mais eficazes no combate à doença. Atualmente, o câncer é uma das doenças que mais cresce e uma das maiores causas de morte, ao lado das doenças cardiovasculares. São mais de oito milhões de casos novos a cada ano, em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 570 mil novos casos em 2015, sendo 57 mil novos casos só de câncer de mama no país.

O câncer de mama, como o próprio nome diz, afeta as mamas. Nem todos os tumores são malignos e eles podem ocorrer também em homens.  O tipo de tumor e sua existência podem ser confirmados por meio de exames médicos, daí a importância da mamografia. E as chances de cura chegam a até 95% dos casos que são diagnosticados ainda em fase inicial.

Para o oncologista Bruno Aragão, diretor da Clínica Cetus Oncologia, credenciada à Amagis Saúde, a melhor forma de se prevenir o câncer é mesmo o acompanhamento médico. 

“É necessário que a mulher conheça o seu corpo e tenha um acompanhamento médico que possa dar assistência em caso de alteração”, disse. De acordo com ele, o autoexame é muito importante, mas é necessário saber que alguns tumores podem não ser percebidos no toque e, por isso, a mamografia, bem como o ultrassom e a ressonância magnética, quando solicitadas, são extremamente importantes, sobretudo para as mulheres com mais de 40 anos.

Aragão explica que qualquer tipo de tumor, não apenas o de mama, está ligado ao envelhecimento e a alterações da célula. “Um terço deles tem influência do meio ambiente ou de algum fator hormonal ou genético. Mas os outros dois terços dos tumores aparecem aleatoriamente, durante uma modificação celular”, diz o médico. 

Existem alguns fatores que aumentam o risco de câncer, mas que não indicam necessariamente a existência da doença, que são obesidade, sedentarismo, exposição frequente a radiações, histórico familiar, alterações genéticas, entre outros. A amamentação, a prática de atividades físicas, alimentação saudável e a manutenção do peso corporal são fatores de proteção e estão associados a um menor risco de desenvolver a doença. 

Contudo, nada substitui a avaliação médica É recomendado que a mulher faça exames de rotina de acordo com sua idade, porque eles podem identificar o câncer antes de a pessoa apresentar sintomas. No Brasil, a orientação do Inca para detecção precoce do câncer de mama é a realização do exame clínico anualmente, para as mulheres de 40 a 49 anos, e exame clínico anualmente e mamografia a cada dois anos, para as mulheres de 50 a 69 anos.

Apesar da alta incidência da doença no país, o médico Bruno Aragão ressalta que, atualmente, as pessoas estão mais informadas e conscientes sobre a necessidade da prevenção. Os exames e os tratamentos estão cada vez mais acessíveis e modernos. O Outubro Rosa é uma campanha neste sentido. 

“Se não podemos evitar, que tenhamos em mente a importância de um diagnóstico precoce como uma chance maior de cura”, afirma o oncologista.

Opções de privacidade