Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Amagis Saúde distribui bótons da campanha Outubro Rosa no Fórum Lafayette

07 de Outubro de 2015 às 13h20

A Amagis Saúde distribuiu a magistrados e magistradas bótons alusivos à campanha Outubro Rosa no dia 5 de outubro, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, para reforçar a importância da prevenção do câncer de mama. A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Luzia Peixôto, representou o presidente da Associação, desembargador Herbert Carneiro.  

outubro rosa 1

O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra a doença e estimula a participação da população, empresas e entidades. A Amagis Saúde apoia a iniciativa porque também acredita que o diagnóstico precoce é uma das medidas mais eficazes para combater esse tipo de câncer. 

outubro rosa 2

  

outubro rosa 3

 Exames sem coparticipação

Para incentivar as mulheres a realizarem a mamografia, a Amagis Saúde não cobrará delas a coparticipação referente aos exames que forem feitos exclusivamente no mês de outubro, ou seja, as associadas e suas dependentes não pagarão a parte que normalmente lhes cabe para fazer esse procedimento.

A medida é válida para a mamografia convencional ou digital e apenas para os exames que forem realizados no mês de outubro, independentemente da data do pedido médico, e para os dois grupos do plano de saúde. É necessário ter o pedido médico com a indicação do exame.

Estatística

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada pela população mundial apresenta uma curva ascendente e representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina brasileira, com 12,1 óbitos para cada 100.000 mulheres. As regiões Sul e Sudeste são as que apresentam as maiores taxas. Em Minas Gerais, a taxa de mortalidade feminina pela doença é de 11,37 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Alerta

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda e bem definidos. Outros sinais são edema cutâneo semelhante à casca de laranja, retração da pele, dor, inversão do mamilo, descamação ou ulceração do mamilo, e secreção, especialmente quando é apenas em um dos seios e espontânea.

Para o oncologista Bruno Aragão, diretor da Clínica Cetus Oncologia, credenciada à Amagis Saúde, a melhor forma de se prevenir a doença é mesmo o acompanhamento médico regular. “É necessário que a mulher conheça o seu corpo e tenha um acompanhamento médico que possa dar assistência em caso de alteração”, disse. De acordo com o especialista, o autoexame é muito importante, mas é necessário saber que alguns tumores podem não ser percebidos ao toque e, por isso, a mamografia, bem como o ultrassom e a ressonância magnética, quando solicitados, são extremamente importantes, sobretudo para as mulheres com mais de 40 anos.

No Brasil, a orientação do Inca para detecção precoce do câncer de mama é a realização do exame clínico anualmente, para as mulheres de 40 a 49 anos, e do exame clínico anualmente e da mamografia a cada dois anos, para as mulheres de 50 a 69 anos.

Apesar da alta incidência da doença no país, o médico Bruno Aragão ressalta que as pessoas estão mais conscientes sobre a necessidade da prevenção. Os exames e os tratamentos estão cada vez mais acessíveis e modernos. “Se não podemos evitar, que tenhamos em mente a importância de um diagnóstico precoce como uma chance maior de cura”, afirma o oncologista.

Opções de privacidade