Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Tomar sol é a melhor maneira de garantir a vitamina D

03 de Maio de 2017 às 16h45

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas saem de casa direto para seus compromissos e depois retornam sem nem ver a luz do sol o que acaba ocasionando uma série de problemas de saúde. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta toda a população que tomar sol nos horários adequados faz bem para a saúde e é muito importante por diversos motivos, sendo um deles com relação a vitamina D.

vitamina D é o nome dado a um grupo de compostos lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo e a forma mais eficaz é através do contato da pele com a luz solar, que é responsável em média por 80% da produção de vitamina D no organismo. A recomendação do Ministério da Saúde é garantir a exposição solar de quinze a vinte minutos pelo menos três vezes por semana, sem protetor solar, até às 10h ou após às 16h. O restante deve vir do consumo de alimentos como óleo de fígado de peixe, peixes gordos, gema de ovo e alimentos fortificados como leite e alguns cereais.

De acordo com a diretora de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Souza Lima Campos, a função da vitamina D no organismo é atuar na fixação do cálcio nos ossos, além de ajudar na regulação do sistema imunológico. “A vitamina D também apresenta benefícios para a saúde cardiovascular para algumas doenças neurodegenerativas como a esclerose múltipla, alguns tipos de câncer e para a diminuição do risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças autoimunes”, esclarece.

Alimentação

Além de tomar sol, é muito importante colocar no cardápio alimentos que são ricos em cálcio e vitamina D. Veja nessa lista alguns alimentos ricos nessa vitamina.

Leite
 
O leite é um dos alimentos que mais contém vitamina D, e seu consumo é recomendado para pessoas de todas as idades, inclusive para as que sofrem com problemas de desgaste dos ossos. Se você não tolera consumir lactose, escolha leite de soja, amêndoa ou arroz, pois contêm quantidades semelhantes aos alimentos ricos em vitamina D.
 
Fígado bovino
 
O fígado bovino também se trata de um dos alimentos ricos em vitamina D. Mas, fica a dica: Consuma cozido ou assado, evitando assim o acúmulo de gorduras que surge com a fritura.
 
 
Salmão
 
O salmão é uma ótima fonte de vitamina D mais consumidos no mundo. Além de oferecer um sabor delicioso, este peixe é riquíssimo em ômega 3 e outros nutrientes que propiciam muitos benefícios à saúde.
 
Suco de laranja
 
Além de possuir grandes quantidades de vitamina C e cálcio, o suco de laranja também é bastante rico em vitamina D.
 
 
Atum e sardinha
 
O atum é outro dos peixes que oferecem uma grande quantidade de vitamina D. Esse peixe contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Já a sardinha é muito rica em ômega 3, sendo muito recomendada no combate aos diversos tipos de doenças, incluindo problemas cardiovasculares.
 
Ovo
 
Esse alimento é rico em vitamina D. Para aproveitar ao máximo os nutrientes é preferível o consumo do ovo fresco - o famoso ovo caipira -, que costumam ter uma maior quantidade de nutrientes devido à forma de criação das galinhas. Prefira o consumo sem fritura, que tal ovos mexidos ou cozidos?
 
Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Opções de privacidade