Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Cuidados indispensáveis com a saúde no inverno!

21 de Junho de 2017 às 15h40

A chegada da estação mais fria do ano pede alguns cuidados específicos com a saúde. Para que você possa se preparar, separamos algumas dicas, #FiqueLigado:

1. Lave as mãos constantemente!

As mãos são um dos principais veículos propagadores de vírus e bactérias que acarretam doenças infectocontagiosas. Essas podem ser transmitidas inclusive por meio do contato com objetos contaminados, como por exemplo uma maçaneta tocada por uma pessoa doente que, há pouco, tossiu sobre sua mão.

 

 

2. Lave cobertores e edredons antes de utilizá-los!

Cobertores e edredons são ótimas moradas de ácaro, seres microscópios que vivem dentro de casa, principalmente em locais escuros, úmidos e quentes.  Colchões, estofados e roupas de cama são alguns dos locais preferidos dessa praga.

 

3. Mantenha a casa arejada!

Prática comum nesses dias mais frios, manter os ambientes fechados por muito tempo, ocasiona em baixa circulação e renovação do ar, o que consequentemente, favorece a transmissão de doenças. Por isso, abra as janelas! O sol e o ar evitam que vírus e bactérias se proliferem.
 

4. Beba água!

A hidratação é fundamental também no inverno, para que o organismo possa repor as perdas e evitar doenças típicas da estação, como as associadas às vias respiratórias. A baixa umidade do ar comum nesta época do ano acentua ainda mais a necessidade do consumo de líquidos, já que o ar seco pode causar ressecamento da pele e mucosas, agravando estados de gripe e alergias.

5. Evite banhos quentes demais

A tentação é grande, mas a água muito quente pode ajudar a provocar o ressecamento da pele, ainda mais propício no inverno. Invista em óleos e cremes hidratantes para também ajudarem a evitar o ressecamento da pele.

EXTRA: Não largue o filtro solar de lado!

Sim, mesmo no frio, é importante manter o cuidado com a exposição ao sol. Os raios ultravioleta A (ou UV A) - associado ao melanoma, um câncer de pele mais severo - têm poder de penetração regular durante todo o ano. Por isso, não se esqueça de usar o filtro solar, ok?
 
Fonte: Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais 
Opções de privacidade