Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Amagis Saúde garante informação a gestantes

23 de Outubro de 2015 às 10h00

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o índice de cesáreas realizadas em um país seja de, no máximo, 15% dos partos. No Brasil, entretanto, esse percentual chega a 84% dos procedimentos na saúde suplementar e a 40% na saúde pública.

Para esclarecer sobre os riscos ocasionados pela cesárea à saúde da mulher e do bebê, a Agência Nacional de Saúde (ANS) editou a Resolução Normativa 368, que dispõe sobre o direito de acesso à informação das beneficiárias aos percentuais de  cirurgias cesáreas e de partos normais, por operadora, por estabelecimento de saúde e  por médico e sobre a utilização do partograma,  do cartão da gestante e da carta de  informação à gestante no âmbito da saúde  suplementar.

Mesmo não tendo um grande número de partos realizados, o Amagis Saúde, seguindo as recomendações da ANS, disponibiliza às usuárias o cartão da gestante. O documento deve ser entregue à futura mãe logo na primeira consulta pré-natal e deve ser preenchido, mensalmente, com informações sobre peso da gestante, vacinação, resultados dos exames e sintomas apresentados em cada período da gestação.

O cartão da gestante contém importantes informações, como a data da última menstruação, curva de altura uterina, idade gestacional, dados da ultrassonografia, gráfico de acompanhamento nutricional, pressão arterial, batimentos cardiofetais, pressão arterial, consulta odontológica, data provável do parto e se há riscos na gravidez.

Parto Adequado O objetivo do projeto Parto Adequado, promovido pelo Ministério da Saúde e ANS, é mudar o modelo de atenção ao parto, promovendo o parto normal, qualificando os serviços de assistência no pré-parto, parto e pós-parto, favorecendo a redução de cesáreas desnecessárias.

O projeto-piloto foi desenvolvido no Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, e teve como referência o modelo do Institute for Healthcare Improvement (Instituto para Melhoria da Assistência Médica, em tradução livre). O resultado esperado com a iniciativa é a redução dos riscos desnecessários no parto, e melhorar a segurança do paciente e a experiência do cuidado para mães e bebês.

 

 

 

 

Opções de privacidade