Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Natação traz bem-estar e combate o estresse

15 de Janeiro de 2018 às 12h55

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma atividade física pelo menos três vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Entre os benefícios que este cuidado pode trazer, estão a diminuição do risco de doenças do coração, pressão alta, osteoporose, diabetes, obesidade, melhora dos níveis de colesterol sanguíneo, combate à insônia e aumento da resistência muscular.

O bem-estar é outro ganho que se pode ter com as atividades físicas, pois a prática frequente de esportes libera serotonina no corpo, ajudando a regular o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade à dor, movimentos e as funções intelectuais, deixando as pessoas mais bem dispostas para enfrentar os desafios do dia a dia. 

Entre os esportes mais comuns praticados pelos brasileiros, estão o futebol e a caminhada. Entretanto, alguns magistrados têm optado pela natação, como a juíza Cláudia Helena Batista, da Comarca de Belo Horizonte, e os juízes Rogério Braga, da Comarca de Contagem, e Marcelo Trigueiro, da Comarca de Betim, que, quando estão na água, deixam de lado toda a pressão trazida com a rotina dos fóruns.

Juíza Cláudia Helena Batista

A juíza Cláudia Helena pratica natação regularmente há 10 anos, pelo menos duas vezes na semana, no período da noite. A magistrada optou pela prática esportiva nesse horário, que, segundo ela, melhorou seu sono e a faz acordar mais disposta. “O esporte me transformou, diminuiu o nível de estresse, aumentou minha capacidade de concentração e me deixou mais tranquila e disciplinada”, reconheceu a magistrada.

O juiz Rogério Braga também pratica natação há bastante tempo. Natural do Rio de Janeiro, ele gosta de nadar em mar. Segundo o magistrado, para se nadar em mar aberto é necessário montar um circuito com boias dispostas no mar, acompanhado de um bote com um coordenador.

“A diferença entre nadar em piscina e no mar aberto é a respiração frontal (feita no mar), levantando um pouco a cabeça. A prática no mar deve ser feita, no mínimo, em dupla, devido às correntezas e valas”, orientou. O magistrado ainda afirmou que, na água salgada, a tendência é de o corpo flutuar mais. Por outro lado, o movimento marítimo aumenta a dificuldade do exercício.

O juiz Marcelo Trigueiro pratica natação há 14 anos, pelo menos duas vezes na semana, e influenciou toda a família a aderir ao esporte. O magistrado começou a nadar para recuperar a musculatura, após uma cirurgia em um dos joelhos. A prática contribuiu para a completa recuperação. “Passei a praticar a natação, de forma disciplinada, por haver me inteirado de ser um desporto no qual se verifica um mínimo de impacto ao corpo, em especial às articulações, e por exercitar quase todos os músculos”, disse.

Muitos benefícios foram percebidos pelo magistrado, que, após começar a nadar com frequência, verificou ter deixado de apresentar quaisquer problemas respiratórios e crises alérgicas.

Opções de privacidade