Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Amagis Saúde realiza 2ª edição do Super Chef Kids

23 de Outubro de 2018 às 15h50

A Amagis Saúde realizou na manhã desta terça-feira, 23, mais uma edição da oficina de culinária infantil 'Super Chef Kids', uma iniciativa da Associação na prevenção da obesidade em infantil.

Super Chef Kids

Na abertura do evento, o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, deu as boas vinda a todos e destacou a importância da prevenção e do conhecimento na busca de melhor qualidade de vida. “É com essa preocupação, de trazer cada vez mais qualidade de vida aos magistrados e familiares, que a Amagis e a Amagis Saúde promovem a segunda edição deste evento, que tem como objetivo estimular e ensinar as crianças a se alimentarem de forma saudável”, afirmou Maurício Soares.

Super Chef Kids

A vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Luzia Peixôto, agradeceu a presença de todos e parabenizou os pais que incentivam os filhos a participarem de eventos como esse. “Novos hábitos são muito importantes. Espero que todos façam um bom proveito da oficina”, disse Luzia Peixôto.

Mão na massa

Enquanto os pais assistiam à palestra sobre alimentação saudável no auditório da Amagis, as crianças iniciaram a oficina de culinária, sendo as responsáveis pelo cardápio, que deveria ter três características: ser nutritivo, saboroso e saudável! A escolha foi pela torta integral de frango, trouxinha de folhas verdes com molho pesto e cenoura descascada. Para beber, foi feito suco de limão com cenoura. Cardápio escolhido, mãos a obra!

Super Chef Kids

As crianças vestiram o avental, higienizaram as mãos e partiram para uma aventura na cozinha do Salão de Festas da Amagis. Para a preparação do prato, elas contaram com as orientações das gastrônoma Luiza Fiorini. Com muito interesse e curiosidade, prepararam cuidadosamente a massa, o recheio e todo o acompanhamento do prato que iriam servir. Veja no fim do texto as receitas preparadas por eles.

Super Chef Kids

Palestra

A pediatra Stephania Socio apresentou uma palestra aos pais, enquanto as crianças estavam na oficina, destacando a importância da criação de hábitos saudáveis em casa para evitar a obesidade infantil. A palestrante apresentou pesquisas e levantamentos realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que demonstram o crescimento da obesidade infantil, que cresceu 60% no Brasil em um período de 10 anos.

Super Chef Kids

A pediatra defendeu a educação como forma de buscar conhecimentos sobre a importância da alimentação saudável. “Devemos, sempre que possível, comer comida de verdade, ou seja, aqueles alimentos que são encontrados na natureza. Devemos fugir dos alimentos industrializados, sobretudo dos ultraprocessados. Eles são os grandes vilões”, afirmou Stephania, destacando a importância de ler os rótulos nos supermercados. 

Super Chef Kids

Fazer atividade física, se alimentar bem e evitar passar muito tempo em frente às telas do computador, celular, tablet e televisão também contribuem para a melhoria da qualidade de vida, principalmente para as crianças. “A prevenção é o melhor caminho. Nossas crianças serão os adultos de amanhã”, disse a médica.

Em seguida, a nutricionista do Programa 'Amor à Vida', Silvana Lopes, falou aos pais sobre a importância do envolvimento da família na prevenção da obesidade infantil. De acordo com ela, a obesidade geralmente é responsável pelo aparecimento de diversas doenças e precisa ser tratada como um problema de saúde pública, daí a importância da prevenção e de uma boa alimentação.

Super Chef Kids

“O comportamento dos adultos e o ambiente em que as crianças vivem muitas vezes são os fatores o que mais interferem nas escolhas das crianças”, disse a nutricionista, reafirmando o valor do exemplo para as crianças, em tudo, especialmente no estilo de vida.

Super Chef Kids

Logo depois das palestras, os pais se encontraram com a criançada para saborear a receita preparada pelos seus filhos. A segunda edição do Super Chef Kids foi aprovada pelos participantes, que adoraram a experiência!

Prevenção
A prevenção é uma preocupação constante da Amagis Saúde. O programa 'Amor à Vida' é um exemplo de promoção da saúde preventiva. Criado pela Amagis Saúde, o programa oferece atendimentos individualizados com diversos de especialistas e profissionais nas áreas de cardiologia, geriatria, nutrição e psiquiatria, entre outros. Os associados podem agendar uma consulta pelo telefone (31) 3079-3472. Além disso, a Amagis Saúde oferece atividades como hidroginástica aos associados e seus familiares na sede do Parque Esportivo da Amagis, em Belo Horizonte.

Receitas:

Torta integral de frango
Utensílios:

Tábua de corte 
Forminhas de empada ou quiche 
Ralador 
Abridor de lata 
Liquidificador 
2 vasilhames grandes 
Forno

Ingredientes

 Massa:

1 xícara (chá) de farinha de trigo
 ½ xícara (chá) de fubá
 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 
100g de manteiga
 1 gema 
+ ou - 2 colheres (sopa) de água 

Creme:

1 lata de milho 
1 caixa de creme de leite
 ½ xícara (chá) de requeijão
1 dente de alho 
¼ de cebola 
1 cenoura pequena ralada 
10 vagens em cubos pequenos 
2 ovos 
1 xícara ½ (chá) de frango 
Queijo muçarela (a gosto) 
Sal (a gosto) 
Pimenta do reino (a gosto)

Modo de preparo:

1. Em uma tigela, coloque o fubá, farinha de trigo e manteiga (bem gelada) e aperte com as pontas dos dedos até que a manteiga se integre com as farinhas e fique com aparência de queijo ralado. Junte o sal, parmesão ralado, 1 gema e misture. Se for preciso coloque água gelada aos poucos (cerca de 2 colheres sopa) e misture até que a massa fique bem juntinha e que seja possível modelá-la sem que fique grudando nas mãos.

2. Coloque a massa na fôrma de no máximo 23cm, faça furos com um garfo e leve para assar por cerca de 10 minutos em forno pré-aquecido a 200°C e deixe esfriar.

3. No liquidificador, bata o creme de leite, requeijão, cebola, milho, alho, sal, pimenta e os ovos até ficar homogêneo.

4. Em um vasilhame, coloque o creme de milho, a cenoura e a vagem e misture bem. No fundo da quiche, coloque o frango desfiado, cubra com o creme de milho com ovos e coloque bastante queijo muçarela.

5. Leve para assar por cerca de 40 minutos em forno pré-aquecido a 200°C ou até ficar bem dourado. Deixe esfriar por no mínimo 10 minutos antes de cortar.

Pesto de manjericão:

Utensílios:

Ralador 
Liquidificador ou processador 
Colher de sopa 
Vasilha para servir

Ingredientes:

2 molhos de manjericão 
200 ml azeite 
2 dentes pequenos de alho 
100g queijo parmesão (opcional) 
Sal a gosto

Modo de preparo

Desfolhar o manjericão e bater no liquidificador ou processador com os outros ingredientes.

Como higienizar os folhosos:

1. Lave as mãos e a pia antes de iniciar a higienização para evitar a contaminação do alimento;

2. Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas;

3. Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;

4. Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha.

Suco de cenoura com limão

Rendimento: 1 litro 
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes: 
3 cenouras médias descascadas 
3 limões médios 
1 litro de água gelada 
3 colheres de sopa de açúcar cristal

Modo de preparo:

Higienizar as cenoura e os limões e levar ao liquidificador. Bater até triturar bem e coar em uma peneira grossa. Servir imediatamente após o preparo.

Veja fotos mais fotos abaixo: 

Super Chef Kids

 

Super Chef Kids

 

Super Chef Kids

 

Super Chef Kids

 

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

 

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Super Chef Kids

Opções de privacidade