Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Mitos e Verdades – Alimentação Saudável

26 de Marco de 2020 às 14h00

 

É bom evitar bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Elas vão fazer com que você perca ainda mais liquido corporal.

Verdade. Tanto a cafeína, quanto o álcool e o açúcar agem na diminuição da liberação do hormônio antidiurético, o que faz com que ocorra aumento do volume urinário e consequentemente aumento da perda de líquido corporal.

 

Na hora de malhar procure se hidratar a cada 20 minutos. Isto é muito importante! Treinar “a seco” não trará nenhum benefício.

Verdade. Para o fornecimento de energia no músculo, há necessidade desta energia ser transformada em calor. Por isso, há o aumento da temperatura corpórea, que por sua vez, precisa ser mantida dentro da normalidade, e para isso o corpo regula esta variação de temperatura por meio do suor. Durante a atividade física, esta perda de líquidos é constante, mesmo no inverno, sendo esta ainda menos perceptível na água. Desta forma, torna-se essencial a reposição de líquidos durante os treinos, mesmo sem sentir sede, que já é um sinal de desidratação. Se não houver sensação de sede capaz de obrigar a ingestão de líquidos, a desidratação pode ser sinalizada por fadiga muscular, moleza no corpo e dor de cabeça.

Os carboidratos não desempenham função em nosso organismo, apenas servem para engordar.

Mito.Os carboidratos são a principal fonte de energia para o nosso corpo e além disso fornecem também as fibras que são tão importantes para desempenhar diversas funções. Devem compor a maior parte da nossa alimentação diária, em torno de 50 a 60 %, mas, se ingerido em excesso, pode levar ao ganho de peso, pois cada 1 grama de carboidrato fornece 4 calorias.

 

A ingestão de refrigerante pode levar ao aumento dos níveis do colesterol total e da fração LDL (mau colesterol).

Verdade. Os refrigerantes comuns são ricos em açúcar e pobres em nutrientes, e (tirar o e) por isso, se consumidos em excesso, podem levar à obesidade e indiretamente ao aumento dos níveis de colesterol, devido ao acréscimo do triglicérides. (faltou um espaço aqui)Refrigerante é aquilo que se convencionou chamar de “caloria vazia”, alimento que contém calorias mas nenhum nutriente.

 

A barra de cereal é alimento nutritivo, podendo substituir outras refeições.

Nem mito e nem Verdade. A barra de cereal é sim um alimento nutritivo, mas não pode substituir qualquer refeição. Podem ser utilizadas entre as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), como um “lanchinho” rápido. De preferência, coma a barra de cereal no lugar de outro alimento com características nutricionais semelhantes.

* Natália Vieira Passos – Nutricionista especialista em Nutrição Humana e Saúde e credenciada à Amagis Saúde

Opções de privacidade