Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Artigo - Casos de bruxismo aumentam na pandemia

07 de Outubro de 2020 às 16h40

Apertar e ranger os dentes é uma reação do nosso corpo ao excesso de tensões

Karla Margareth Perez de Carvalho*

Estamos vivendo a Pandemia de Covid-19, doença causada pelo vírus Sars-coV- 2 e, até então, a melhor forma de contribuir para diminuir sua disseminação é fazendo o isolamento social. Seres sociáveis que somos, o confinamento gera-nos estresse, tensão e ansiedade. Como consequência, consciente ou inconscientemente, podemos apertar e/ou ranger os dentes, é o que chamamos de bruxismo.

Esse tipo de parafunção pode acometer crianças e adultos, e pode ser do sono ou de vigília (quando acordado). Dores de cabeça e no pescoço, zumbido, dor ou sensação de ouvido tampado, desgastes e fraturas dentárias, retração gengival, lesões de língua e mucosa oral, mobilidade dentária, limitação da abertura da boca, desordens nas articulações temporomandibulares (ATM) e dor nos músculos da face são alguns dos efeitos desse contato não funcional dos dentes.

Pode parecer estranho relacionar ergonomia com bruxismo, porém, ambientes de trabalho e estudo, improvisados em casa, levam a posições corporais incorretas, tal como curvar os ombros para a frente promovendo uma curvatura em “C” na coluna. Essa postura inadequada durante o dia, associada à ansiedade e ao estresse podem se traduzir em movimentos involuntários à noite, incluindo aí o bruxismo. O ideal é que, quando estivermos sentados, os nossos ombros, quadris e orelhas fiquem o mais alinhados possível e, para isso, por exemplo, as telas dos computadores devem ficar no nível dos olhos e a mesa de estudo deve ser compatível com a altura da criança. Criar um espaço adequado para o trabalho e para os estudos pode diminuir as tensões e consequentemente as respostas negativas do nosso corpo.

Outro fator a ser levado em consideração é que, com a pandemia, a maioria de nós não está tendo o sono restaurador de que precisa. Inquietação e insônia são motivadores de um permanente estado de excitação do nosso corpo, e toda essa tensão irá refletir diretamente nos dentes.

É fundamental ter consciência do próprio corpo e prestar atenção aos seus sinais. Nossos dentes não devem se tocar ao longo do dia, a menos que estejamos comendo e mastigando ativamente. Em vez disso, nossa mandíbula deve estar relaxada, com um pouco de espaço entre os dentes quando os lábios estão fechados. Esteja atento e tente parar de apertar os dentes quando você se surpreender fazendo isso, inclusive agora!

“É fundamental ter consciência do próprio corpo e prestar atenção aos seus sinais. Nossos dentes não devem se tocar ao longo do dia”

“Ao longo do dia, procure aliviar parte da tensão fazendo movimentos de descompressão e alongamento da coluna, intercalados às várias horas de trabalho”

Placas miorrelaxantes em acrílico e personalizadas são indicadas para a maioria dos casos. O seu uso diminui os sintomas dessa parafunção e protegem os dentes, mas não a curam.

Outra alternativa é a aplicação do botox, que, em casos específicos de bruxismo, é utilizado com fins terapêuticos, promovendo relaxamento muscular e automaticamente a diminuição de dores, trazendo uma sensação de alívio ao paciente.

Ao longo do dia, procure aliviar parte da tensão fazendo movimentos de descompressão e alongamento da coluna, intercalados às várias horas de trabalho. Além disso, coisas simples como reservar alguns minutos, logo antes de dormir, para aquietar a mente, respirar calmamente e, com isso, promover a desaceleração da frequência cardíaca e a baixa da pressão arterial, podem fazer diferença na qualidade do sono, tornando-o restaurador. Quanto mais relaxado e descansado estiver seu corpo, maior será a chance de você acordar com menor tensão na mandíbula e menos fadiga dos músculos da face. Isso significa redução na moagem à noite, ou seja, menos bruxismo.

Os dentes são naturalmente quebradiços e todo mundo tem pequenas fissuras causadas pela mastigação, trituração e uso diário. Queremos evitar que qualquer estresse adicional possa fazer com que essas rachaduras microscópicas se propaguem em rachaduras maiores levando à necessidade de tratamentos odontológicos mais complexos.

Mais fácil falar do que fazer, eu sei, ainda mais no momento em que estamos, mas o segredo é minimizar o estresse e a ansiedade, a fim de poupar nosso corpo de maiores desgastes. 

(*) Cirurgiã dentista. Atende os associados na sede da Amagis

Os dentistas Jasílio Vilela e Karla Margareth Perez de Carvalho atendem os associados na sede da Amagis. Os telefones para marcação de consulta são: (31) 3079-3472 e (31) 997783177

Opções de privacidade