Outubro Rosa - Amagis Saúde apoia campanha e incentiva realização da mamografia sem coparticipação
Em apoio à campanha Outubro Rosa, que chama a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Amagis Saúde, o plano de saúde da magistratura mineira, promoverá uma ação especial ao longo de todo o mês. As beneficiárias do plano estarão isentas da taxa de coparticipação nos exames de mamografia durante todo o mês de outubro.
Com essa ação, a Amagis Saúde reforça seu compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar das magistradas e dependentes, além de estimular a realização do exame, considerado fundamental para a detecção precoce da doença e, consequentemente, para a redução de sua mortalidade.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, representando cerca de 28% dos casos novos da doença. Embora mais raro, também pode acometer homens, correspondendo a menos de 1% dos registros. Sua incidência cresce a partir dos 35 anos e torna-se mais frequente após os 50.
De acordo com o Ministério da Saúde, são mais de 73 mil novos casos por ano no Brasil. A adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física, pode reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento do câncer de mama.
O rastreamento é essencial, e a mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos. Embora a prevenção total não seja possível, o controle dos fatores de risco e a adoção de práticas protetoras fazem grande diferença.