Prevenção e atividade física são armas contra a osteoporose
“Sempre é hora de prevenir e proteger nossos ossos”. A afirmação e o alerta são do médico geriatra Rafael Pacheco Terra, diretor da Clínica Revitare, em Belo Horizonte.
A osteoporose é o envelhecimento e consequente enfraquecimento dos nossos ossos. O médico Rafael Pacheco explica que, como todos os tecidos do nosso corpo, os ossos também envelhecem. “A parte velha do osso é destruída e reconstruída todos os dias. Mas quando a capacidade de reconstruir diminui, a parte óssea começa a perder nutrientes e densidade, podendo com mais facilidade fraturar-se”, afirma.
Em entrevista ao site da Amagis Saúde, o especialista explica que a osteoporose não é uma doença exclusiva da terceira idade e pode acontecer em pessoas mais jovens. Ele alerta também para a importância de se cuidar praticando atividades físicas e alimentando-se de forma saudável. Rafael Pacheco dá dicas de alimentação e produtos sem lactose que, assim como o leite, são ótimas fontes de cálcio. Leia abaixo.
A Osteoporose acontece apenas na velhice?
Não. Ela pode acontecer em pessoas jovens que apresentam algumas doenças específicas e levam à perda de densidade óssea. Por exemplo, pessoas portadoras de doenças reumáticas ou autoimunes, quando o tratamento é feito com uso de doses altas de corticosteróides contínuas, podendo ocasionar a perda da massa e densidade ósseas.
"A osteoporose pode acontecer em pessoas jovens que
apresentam algumas doenças específicas e
levam à perda de densidade óssea"
Em qual idade é mais comum aparecer a doença? Homens e mulheres estão igualmente suscetíveis?
Geralmente, nas mulheres pode aparecer depois da menopausa, uma vez que a diminuição da quantidade de hormônios dificulta o processo diário de reconstrução do osso. As mulheres que fizeram, por algum motivo, a histerectomia total, com retirada de útero e ovários, podem apresentar riscos de desenvolver a osteoporose de forma precoce. Já nos homens, é mais comum por volta dos 70 anos de idade. A proporção da osteoporose para homens e mulheres, geralmente, é de seis mulheres para um homem, a partir dos 50 anos de idade, e, duas mulheres para um homem, acima de 60 anos. A prevenção está na atividade física com carga, alimentação saudável e suplementação de vitamina D e cálcio.
A Osteoporose apresenta algum sintoma?
Geralmente, a osteoporose não apresenta muitos sintomas. A pessoa costuma descobrir quando fratura algum osso. Daí a necessidade de ter um acompanhamento médico adequado com foco na prevenção e atenção para a individualidade de cada pessoa.
Existem hábitos que podem agravar a possibilidade de ter a doença? E quais são as melhores formas de se prevenir?
Hábitos como o sedentarismo e a alimentação inadequada podem contribuir para o aparecimento da osteoporose. É importante salientar que a reposição de vitamina D é muito importante porque ela ajuda a absorver o cálcio dos alimentos que ingerimos no dia a dia. A prevenção baseia-se, portanto, na alimentação, que deve ser rica em cálcio, e na realização de atividade física. Quanto antes começar a praticar exercícios físicos, sobretudo os de carga (musculação, por exemplo), mais reserva de massa óssea a pessoa terá, lembrando, sempre, da importância do acompanhamento profissional.
Além do leite, quais alimentos são fontes de cálcio?
O cálcio pode ser encontrado em lacticínios, mas existem também muitos produtos sem lactose que são fontes de cálcio, como tofu, soja, brócolis, sardinha, espinafre, gergelim, linhaça, grão de bico e aveia.
"O cálcio pode ser encontrado em lacticínios,
mas existem também muitos produtos
sem lactose que são fontes de cálcio"
De que maneira o sol pode contribuir para o aumento da vitamina D no organismo, tendo em vista o uso recomendado diário do protetor solar?
Quando se usa protetor solar, a produção de vitamina D é alterada, mas o risco de câncer de pele contra-indica a exposição diária ao sol. Não existe um tempo seguro para ficar exposto ao sol todos os dias para garantir vitamina D na dose adequada no organismo. O câncer de pele é um dos mais prevalentes e perigosos que existem. Portanto, a vitamina D deve ser reposta para todas as pessoas em todas as idades, mas sempre de acordo com exames e acompanhamento médico.
"A vitamina D deve ser reposta para todas as pessoas
em todas as idades, mas sempre de acordo
com exames e acompanhamento médico"
- O médico Rafael Pacheco Terra é diretor da Clínica Revitare, que é conveniada à Amagis Saúde.