Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Testes de Covid pelo plano de saúde necessitam de autorização prévia

15 de Setembro de 2020 às 15h00


Segundo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para a testagem do novo coronavírus (Covid-19), os planos de saúde são obrigados a cobrir os exames RT-PCR e o de sorologia.

Como é feito o teste RT-PCR?

O teste RT-PCR utiliza técnicas de biologia molecular para detectar se o vírus SARS-CoV-2 está presente no corpo. É considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida pela detecção do RNA do coronavírus na amostra analisada, obtida preferencialmente a partir de secreções respiratórias coletadas por meio de swabs de orofaringe (garganta) ou nasofaringe (nariz).

Quando o teste RT-PCR é obrigatório?
Conforme Diretrizes de Utilização da ANS, a cobertura é obrigatória quando o paciente for enquadrado na definição de caso suspeito ou provável de Covid-19, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde e a indicação médica.

O que é sorologia?
A sorologia é o exame capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgA (fase aguda, após 7 dias dos sintomas) e IgG (fase tardia) no sangue. O resultado do teste mostra se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e se o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença. O exame de sorologia é realizado por meio da coleta de sangue venoso do paciente. Esse teste não é recomendado para definir conduta terapêutica.

Quando o teste sorológico é obrigatório?
Os testes sorológicos possuem cobertura nos casos de pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, a partir do oitavo dia do início dos sintomas e também para crianças ou adolescentes com quadro suspeito de síndrome multissistêmica inflamatória pós-infecção pelo novo coronavírus.

Quando não há cobertura dos testes?
Os planos de saúde não estão obrigados a cobrir os testes quando o caso não se enquadrar nas Diretrizes de Utilização da ANS e nas seguintes situações: RT-PCR prévio positivo para SARS-CoV-2 em pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo. Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de uma semana. Pacientes cuja prescrição tem finalidade de screening, retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/ domiciliar com caso confirmado e para verificação de imunidade pós-vacinal e para testes rápidos.

É necessária autorização prévia?
Sim, ambos exames necessitam de autorização prévia da Amagis Saúde. Para obter a autorização é preciso enviar solicitação médica com justificativa para o e-mail: pedido@amagis.com.br. Testes da Covid-19 com cobertura obrigatória S

Opções de privacidade