Central de Atendimento: (31) 3079-3499
2ª a 6ª de 7h às 18h.
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Especialista dá dicas para aliviar a cólica em recém-nascidos

30 de Agosto de 2016 às 16h25

Ver um bebezinho se contorcendo de dor, com o rosto vermelho, encolhendo as perninhas e chorando sem parar é de partir o coração de qualquer um. E é certo que a maioria dos bebês terá ao menos um episódio de cólica no início da vida. A boa notícia é que esse desconforto desaparece por volta dos três meses, sem deixar sequelas.

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e ajudar pais e mães a passarem por essa fase com mais tranquilidade, a Amagis Saúde conversou com a médica Stephania Medina de Andrade Socio, mestre em gastroenterologia e hepatologia pediátricas.  

cólica

Por que o bebê tem cólica?

A cólica do recém-nascido está associada a uma dor abdominal aguda, tem causa controversa, mas parece estar associada à imaturidade do bebê ou à presença de gases no intestino.

Todos os recém-nascidos terão esse desconforto?

A cólica do recém-nascido acomete muitas crianças, e o pico do choro do bebê é na 7ª semana de vida. Isso tende a melhorar após os três meses. Não são todos os bebês que serão acometidos por esse sofrimento, mas existe uma alta incidência entre eles. 

Quais os sintomas da cólica em recém-nascido?

Os sintomas são choro de difícil controle e estridente, o bebê se estica, fica vermelho, vira a cabeça para os lados e as coxas ficam dobradas sobre a barriguinha.

Como saber se o choro do bebê é uma reação à cólica e não a outros problemas?

O choro é a única forma de comunicação do recém-nascido e deverá ser investigado pela família. É importante checar as fraldas, alimentar o neném, conferir se as roupas estão adequadas para a temperatura, se não há insetos ou lesões de pele, dar aconchego, entre outras práticas. Caso o choro não melhore com nenhuma medida, poderá sim ser cólica.

A cólica pode representar algum risco para o bebê?

A cólica é uma enfermidade benigna e autolimitada. Habitualmente, ocorre em horários semelhantes, preferencialmente no final da tarde, diariamente, ou ao menos três vezes por semana. Pode durar até três horas.

Criança que mama no peito tem menos cólica do que aquela que toma fórmula?

A cólica está relacionado a condição física do bebê, irritação, cansaço ou ansiedade transmitida pelos pais, mas não parece estar relacionado ao tipo de alimentação.

Quais os métodos mais eficazes para aliviar as dores?

Não existem medicamentos específicos, mas algumas medidas podem ajudar, como massagem na barriga, aquecimento da região do abdome e contato pele a pele com o recém-nascido. Para tentar diminuir a intensidade das cólicas, a mãe deve dar atenção à posição adequada das mamadas e, assim, diminuir o ar deglutido. É recomendado também aguardar a criança arrotar por pelo menos 10 minutos após a mamada, em posição elevada. 

 

*O plano de saúde da Amagis conta com profissionais e clínicas especializadas. Acesse o link “Rede Credenciada” no site. A cobertura dos procedimentos segue recomendações da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Opções de privacidade