Boa nutrição é arma contra doenças
Geralmente, a nutrição é associada à perda de peso, mas o trabalho do especialista vai muito além das orientações dadas a quem deseja emagrecer. Para alertar sobre a importância de uma alimentação adequada, no dia 31 de março é celebrado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição.
Trabalho da nutricionista vai muito além da perda de peso
De acordo com Silvana Lopes, nutricionista da equipe do programa Amor à Vida, do Amagis Saúde, a prática da profissão abrange a seleção e escolha dos alimentos e suas implicações na saúde e na doença, observando ainda aspectos econômicos, sociais, culturais e psicológicos de cada paciente.
A especialista destacou que a alimentação saudável é aquela que atinge todas as necessidades nutricionais do indivíduo, devendo ser equilibrada em carboidratos, proteínas e gorduras, atingindo as recomendações de minerais e vitaminas, e ser adaptada ao estado nutricional de cada indivíduo.
Segundo Silvana, a nutrição adequada é essencial para a saúde e gerenciamento de doenças. “A alimentação equilibrada é uma forte aliada na prevenção de doenças. O acompanhamento nutricional possibilita que o paciente obtenha conhecimento sobre as recomendações formuladas por órgãos competentes, como por exemplo, a sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Diabetes”, disse.
Entre os problemas de saúde mais comuns que podem ser prevenidas com a orientação do nutricionista, estão as doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer. Além dos hábitos alimentares, a dieta prescrita a cada paciente leva em consideração a rotina de trabalho, a prática de atividades físicas, histórico familiar e o uso de medicamentos.
Para Silvana Lopes, o atendimento multidisciplinar do programa Amor à Vida possibilita um diagnóstico nutricional mais seguro. “Os pacientes são encaminhados ao nutricionista após a avaliação médica recente, incluindo a avaliação bioquímica que é extremamente necessária. Quanto mais amplo for o atendimento e mais interação entre as diversas áreas, melhor será o resultado esperado”, concluiu.