Magistrados aprovam ações preventivas da Amagis Saúde
A atenção à saúde dos magistrados sempre foi uma das pautas prioritárias da Amagis, desde a criação do plano de saúde em 28 de abril de 1976. Nesses 41 anos, a Amagis Saúde foi consolidada como modelo de autogestão em saúde, ampliando não só a cobertura dentro e fora do Estado, mas intensificando sua atuação para a promoção e prevenção da saúde dos associados.
Uma das primeiras inciativas nesse campo foi o Integramagis, instituído em 2002, com o objetivo de proporcionar, em um ambiente descontraído, a integração entre os magistrados, aliado a palestras sobre os cuidados com saúde.
Frequentadora assídua do projeto desde 2003, a juíza Adriana Garcia Rabelo considerou importantes as ações de promoção da saúde, como o Integramagis. “A carreira do magistrado é muito estressante. Por isso, a medicina preventiva é de grande valia, sobretudo para orientar o magistrado a ter uma vida mais saudável”. Para a juíza, o Integramagis cumpre ainda o papel de estreitar as relações entre magistrados aposentados e os da ativa.
Consolidado o Integramagis, a diretoria da Associação criou, em 2011, o programa Amor à Vida, que atua na prevenção dos fatores de risco que podem causar doenças, como destaca o médico cardiologista, Danilo Castro Pires de Almeida: “Focamos na prevenção para evitar que o paciente tenha alguma doença que possa vir a causar uma limitação a ele”.
O programa conta ainda com a atuação de um endocrinologista, nutricionista e geriatra. De acordo com Danilo Pires, a expectativa da equipe é orientar o associado para que ele tenha uma qualidade de vida cada vez melhor.
Segundo o juiz Nicolau Lupianhes Neto, que se consulta com os médicos do ‘Amor à Vida’ desde 2014, o programa oferece atendimento humanizado, com profissionais qualificados, que contam com apoio da equipe da Amagis Saúde. Para ele, esses fatores se traduzem em benefícios e no alcance dos resultados pretendidos pelos pacientes e especialistas. “Todas as iniciativas da Amagis em ações preventivas se traduzem em qualidade de vida”, disse.
No Parque Esportivo da Associação, são realizadas atividades físicas orientadas pelo fisioterapeuta Roberto Barata. Para o juiz Jorge Paulo dos Santos, que participa das aulas, os exercícios trazem benefícios para a saúde, principalmente no caso dos juízes que trabalham sob pressão. “Você não vai encontrar esse atendimento em outra academia”, afirmou o magistrado.
Ele destacou ainda que, antes de dar início às atividades físicas, o associado é atendido pelos médicos do ‘Amor à Vida’ para que o fisioterapeuta possa definir os exercícios de forma individualizada, a partir da necessidade de cada magistrado. “As pessoas precisam conhecer e participar mais das ações preventivas”, comentou.