Fonoaudiologia e o paciente com Labirintopatia
Você sabe o que é uma labirintopatia?
É uma alteração no sistema do equilíbrio, cujo sintoma mais frequente é a tontura. O quadro de labirintopatia pode apresentar um sintoma apenas ou a combinação de alguns, como por exemplo: tontura, vertigem (tontura rotatória), zumbido, sensação de “ouvido tampado”, dor de ouvido, sensação de “cabeça oca”, cansaço, enjôos, vômitos, alteração no equilíbrio corporal, suor, alteração no sono e na memória.
Popularmente conhecida como “labirintite”, normalmente é um conjunto de sintomas que serve de alerta para nos informar que algo de errado está acontecendo com o nosso organismo. Exemplo: alteração cardíaca, na pressão arterial, distúrbios metabólicos (alteração nas taxas de glicose, colesterol, tireoide), anemia, dentre outras causas, podem ter um sintoma de tontura como primeira manifestação clínica.
Qual o tratamento indicado?
O diagnóstico diferencial é fundamental para determinar o tipo de tratamento: medicamentoso, cirúrgico e/ou reabilitação vestibular.
Como o Fonoaudiólogo pode ajudar?
É o profissional que faz a reabilitação vestibular, que tem a finalidade de normalizar e melhorar o funcionamento do sistema do equilíbrio. É, na maioria dos casos, um tratamento rápido, com um impacto bastante positivo na qualidade de vida do paciente.
Andréa Chaves Lisboa Morato – Fonoaudióloga – CRFa 6-2153
FONART ASSESSORIA E CONSULTORIA EM FONOAUDIOLOGIA
*A clínica Fonart Assessoria e Consultoria em Fonoaudiologia é credenciada à Amagis Saúde. O Plano de Saúde da Amagis conta com profissionais e clínica especializadas. Acesse o link "Rede Credenciada" no site. A cobertura dos procedimentos segue recomedações da Agência Nacional de Saúde (ANS).