Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Dia Mundial da Luta contra a Aids busca conscientizar para prevenção e solidariedade

01 de Dezembro de 2015 às 11h45

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Aids, com o objetivo de sensibilizar a população em relação à doença e suas medidas de prevenção, reforçando a solidariedade e a compaixão em relação às pessoas infectadas pelo HIV.

Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil é referência internacional no tratamento de Aids, disponibilizando ao cidadão o coquetel de medicamentos, bem como o acesso gratuito a testagem de sorologia e ao preservativo (camisinha).

Segundo a UNAIDS – agência da ONU para assuntos relacionados à AIDS, o número de novas infecções por HIV diminuiu 35,5% entre 2000 e 2014. Já no Brasil, os novos casos aumentaram no mesmo período. Em 2000, estimava-se que o número de novos casos de HIV estava entre 29 mil e 51 mil. Em 2014, estimou-se entre 31 mil e 57 mil novos casos.

Prevenção

Em 2015, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou a campanha “Aids: não dá para adivinhar quem tem. A melhor atitude é usar camisinha sempre”. A ação contará com a divulgação da testagem rápida nos serviços de saúde, distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção para a população e em diversas unidades de saúde do SUS.

A SES-MG também lembra que o método mais eficaz para se prevenir das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a Aids, alguns tipos de hepatites, sífilis entre outras, é o uso da camisinha.

Diagnóstico

Em Minas Gerais, é possível realizar o diagnóstico através da sorologia anti-HIV que se encontra disponível em todas as unidades básicas de saúde ou serviços ambulatoriais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS), e por meio do teste rápido, disponível nos Centros de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atenção Especializada (CTA/SAE).

O Teste Rápido é um método eficaz e simples para o diagnóstico de HIV, possibilitando o maior acesso e adesão aos usuários. A realização da testagem rápida é realizada por profissionais capacitados para prestar uma assistência integral e de qualidade. Para que a população tenha acesso a testagem rápida para o HIV/Sífilis/ Hepatites Virais, Minas Gerais conta com 71 Serviços de Atendimento Especializado (SAE) que realizam os testes de forma segura e sigilosa. O Estado possui uma Rede de Laboratórios para o Monitoramento da Infecção pelo HIV e Hepatites Virais.

Tratamento

Os antirretrovirais são medicamentos que combatem a multiplicação do vírus HIV e fortalecem o sistema imunológico. A seriedade do tratamento com os remédios reduz significativamente a mortalidade e o número de internações e infecções por doenças oportunistas, que aproveitam a fraqueza do sistema imunológico para atacar o organismo. Por isso, seu uso é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida de quem tem HIV/Aids.



*Com informações da SES-MG

Opções de privacidade