Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Amagis Saúde promove ação de conscientização do Novembro Azul no Fórum Lafayette

09 de Novembro de 2017 às 18h02

Para reforçar a importância da prevenção ao câncer de próstata e celebrar a campanha Novembro Azul, a Amagis Saúde distribuiu rosas aos magistrados do Fórum Lafayette na tarde desta quinta-feira, 9. A ação contou com a presença da vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Luzia Peixôto, e do diretor de Comunicação, juiz Christyano Lucas Generoso.

Novembro Azul

O juiz Elias Charbil Abdou Obeid destacou a relevância da iniciativa da Associação para diminuir a resistência ao exame, ainda observada em boa parte da população masculina. “Esse preconceito desaparece totalmente quando a doença surge, pois aí a importância do exame passa a falar mais alto. Portanto, o melhor é não deixar chegar a esse ponto e buscar, em primeiro lugar, a prevenção”, alertou.  

O juiz Marco Aurélio Ferrara Marcolino chamou atenção para o fato de que os casos de câncer de próstata estão aumentando consideravelmente, sendo a segunda causa mais comum de morte por câncer entre homens. “É por isso que, há dez anos, faço anualmente o exame preventivo. Todo homem com mais de 50 anos e, principalmente, aqueles com alguma presdiposição genética devem procurar um médico para que seja indicada a realização do exame. E sem o menor preconceito”, afirmou. 

Isenção da taxa de coparticipação para exame PSA

Para incentivar a prevenção ao câncer de próstata, a Amagis Saúde irá isentar, neste mês, a taxa de coparticipação, de 25%, ao usuário do plano que realizar o exame PSA (Antígeno Protástico Específico, na sigla em inglês). Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida nem a ameaçar a saúde do homem.

Novembro Azul

A detecção precoce da doença pode ser um importante aliado no combate a esse mal, uma vez que o tratamento na fase inicial pode evitar que o câncer se desenvolva e chegue a uma fase avançada. Entretanto, é importante que a necessidade da realização do exame seja definida após a consulta médica. 

Sintomas 

Os sintomas mais comuns da doença são dificuldade de urinar (demora em começar e terminar), sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Esses sinais também podem aparecer, por exemplo, em doenças como hiperplasia benigna da próstata e prostatite.

Os principais fatores que podem aumentar o risco da doença são idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade. E a melhor forma de prevenir é adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado.

Opções de privacidade