Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Artigo - Cirurgia de transplante capilar

19 de Dezembro de 2017 às 12h00

*Autora: Médica Xênia Portella Lourenço - CRM 21682

A cirurgia de transplante capilar tem se tornado cada vez mais popular entre homens e mulheres de todo o mundo, devido aos ótimos resultados  obtidos pelas técnicas atuais.

No passado, o aspecto estético das cirurgias deixava muito a desejar, afastando os pacientes que tinham medo do estigma deixado pelos punchs (“tufinhos”). Quando muito, os pacientes contentavam-se com um maior volume de cabelo, mas os resultados eram bem precários.

Com a dedicação de alguns cirurgiões plásticos interessados no tema, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas, e surgiu o conceito de unidade folicular. A partir daí, um novo paradigma serviu de norte para os especialistas no assunto.  A sofisticação técnica com o uso de aparelhos de ampliação para dissecção dos enxertos, instrumental adequado, e equipe treinada, formam hoje, os pilares  de uma cirurgia bem sucedida. Os resultados obtidos estão cada vez mais mimetizando a natureza, e surpreendendo em termos de densidade capilar e naturalidade.

A consulta com um especialista em cirurgia da calvície é fundamental para o diagnóstico adequado e o descarte de patologias capilares que possam contra indicar a cirurgia. Após o avaliação do tipo de calvície, o paciente será orientado a respeito das técnicas disponíveis no arsenal cirúrgico. Elas são basicamente 2: fue ( extração da unidade folicular) e fut (transsecção da unidade folicular), com algumas variações em termos de comprimento do fio transplantado  e forma de implantação. Ambas as técnicas deixam cicatrizes, variando somente o tipo de cicatriz, se pequenas, puntiformes e várias, ou única e linear. Mas atenção!!!! Não existe cirurgia sem cicatriz e esta promessa deve soar como um sinal de alerta.

A linha de implantação anterior dos pêlos é um detalhe muitíssimo importante e merece toda a atenção do especialista, assim como a direção de colocação dos enxertos. Isto será fundamental para um bom resultado final.

Além da cirurgia, dispomos hoje de vários tratamentos clínicos e estéticos, ambos muito importantes e complementares para se obter uma cabeleira saudável e bonita. Medicamentos modernos e seguros diminuem a queda dos pêlos e o microagulhamento e delivery de drogas, associado ao laser de baixa potência e o led melhoram vascularização e nutrição dos bulbos.


* A médica Xênia Portella Lourenço é credenciada à Amagis Saúde.

**O plano de saúde da Amagis conta com profissionais e clínicas especializadas. Acesse o link “Rede Credenciada” no site. A cobertura dos procedimentos segue recomendações da Agência Nacional de Saúde (ANS). Os artigos e matérias publicados neste portal tem caráter informativo, não propagandísticos. Nem todos os procedimentos descritos são cobertos pelo plano. A cobertura deve ser verificada antecipadamente com o plano de saúde.

 

Opções de privacidade