Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Mitos e Verdades sobre varizes

19 de Marco de 2020 às 14h00

Um problema de saúde relativamente comum é o surgimento de varizes. Para desvendar os mitos e verdades dessa questão, conversamos com o médico angiologista Eymard Miranda Guimarães, credenciado à Amagis Saúde. Confira abaixo:

Salto alto aumenta as varizes. 

Nem mito nem verdade - O uso frequente de salto alto não é uma causa direta de varizes de membros inferiores, mas dificulta a ação de bombeamento do sangue venoso pelos músculos das pernas, podendo, em pessoas com predisposição hereditária favorecer o surgimento ou a piora de um quadro de varizes. O ideal é o uso de um salto médio de 3 a 4 cm. O uso de calçado sem nenhum salto (rasteiras) também não é recomendado.

 

Depilação com cera quente estimula o aparecimento de varizes.

Mito - A vasodilatação que ocorre devido à temperatura da cera é fugaz e localizada na microcirculação da pele. Portanto, a prática de depilação com cera quente não exerce nenhum efeito que influencie o surgimento de varizes.

 

Ficar muito tempo em pé favorece o surgimento de varizes.

Verdade - Permanecer de pé por longos períodos sem o uso de meias elásticas pode desencadear o surgimento de varizes ou agravar um quadro já existente.

 

Toda pessoa que tem varizes deve se submeter a uma cirurgia. 

Mito - Um quadro de varizes de membros inferiores deve ser avaliado pelo angiologista, que vai indicar o tratamento adequado, que pode ser ou não a cirurgia. Existem outros tratamentos: meias, medicamentos, escleroterapia, laser, etc.

 

Os anticoncepcionais e a reposição hormonal favorecem o surgimento de varizes.

Verdade - O uso de anticoncepcionais e reposição hormonal podem sim desencadear ou agravar um quadro de varizes em algumas pessoas, portanto o uso desses medicamentos só deverá ser feito sob acompanhamento médico.

 

As varizes só aparecem nas mulheres. 

Mito - Varizes de membros inferiores acometem mais as mulheres, mas ocorrem também em homens, que devem procurar o tratamento para evitar as possíveis complicações.

 

As varizes têm relação direta com o mau hábito alimentar.

Nem mito nem verdade - Os alimentos não influenciam diretamente um quadro de varizes, mas o mau hábito alimentar, principalmente associado à obesidade e sedentarismo pode desencadear ou agravar as varizes de membros inferiores.

 

Não existe prevenção para as varizes.

Mito - Quase sempre as varizes são decorrentes de fatores hereditários que não podemos influenciar. Mas os bons hábitos de vida, alimentação saudável, atividade física moderada, uso de meias elásticas (quando indicado), podem prevenir ou atenuar um quadro de varizes. O angiologista deve ser consultado pelo menos uma vez ao ano.

 

Toda mulher grávida tem tendência a ter varizes.

Verdade - A gestação é uma das principais situações que podem desencadear as varizes (a predisposição é hereditária). Durante a gravidez, deve haver um maior cuidado e atenção com as medidas preventivas e o angiologista deverá ser consultado pelo menos uma vez.

 

*O plano de saúde da Amagis conta com profissionais e clínicas especializadas. Acesse o link “Rede Credenciada” no site. A cobertura dos procedimentos segue recomendações da Agência Nacional de Saúde (ANS). 

 

Opções de privacidade