Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

‘Caneta contra a obesidade’ deve ser usada com orientação médica

30 de Agosto de 2023 às 12h17

Comumente conhecida como ‘caneta contra a obesidade’, o Wegovy (semaglutida injetável de uso exclusivo para sobrepeso e obesidade), aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve começar a ser a comercializado no Brasil em 2024.

Com resultados promissores, a venda do medicamento gera grande expectativa entre os pacientes. No entanto, como observou o médico endocrinologista da Amagis Saúde, Ângelo Coutinho, muitas pessoas têm a ideia de que, com o uso da semaglutida, irão ter uma redução de até 15% do peso, mas acabam se frustrando porque não estão dispostas a mudar seus hábitos de vida.

“Para quem busca emagrecer, não basta somente usar o medicamento. Não existe, até o momento, nenhum medicamento capaz de, sozinho, reduzir o peso do indivíduo”, afirmou Ângelo Coutinho, que reforçou a importância de associar a medicação com a mudança no estilo de vida das pessoas.

De acordo com o especialista, o principal risco é fazer o uso da semaglutida sem uma avaliação prévia da saúde do paciente, pois isso pode impedir o diagnóstico de uma doença recente, como a diabetes, atrasando o tratamento.

Portanto, é importante que o tratamento seja planejado junto com o médico. Segundo o endocrinologista do programa Amor à Vida, da Amagis Saúde, o medicamento deve ser usado de maneira progressiva, com as doses sendo ajustadas a cada consulta, a fim de evitar os efeitos colaterais, como náusea e vômito.

Outra vantagem da consulta com profissional da área, apontada por Ângelo Coutinho, é a possibilidade de se obter resultados mais eficazes com o tratamento. “Bons hábitos não só aumentam a potência da semaglutida, como também reduzem os efeitos colaterais”, orientou.

Atualmente, no Brasil, remédios que têm o mesmo princípio ativo da semaglutida são indicados para tratamento contra diabetes. A prescrição deles é considerada “off label” (com aval médico, mas fora da indicação prevista em bula). Isso ocorre, quando um benefício não previsto na bula é reconhecido e o uso do medicamento é indicado por ser seguro.

Opções de privacidade