Conheça mais sobre a geriatria e como ela pode melhorar sua qualidade de vida
Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a geriatria, um braço importante da medicina, ganhou grande relevância nos cuidados na saúde de homens e mulheres idosos. Quem afirma isso é a médica Marcelle Maksud, geriatra do Programa “Amor à Vida” da Amagis Saúde.
“A geriatria é uma especialidade que veio para atender uma demanda para a qual, até então, o Brasil não estava tão preparado”, diz. Segundo a médica, 50% dos atendimentos hoje são geriátricos do ponto de vista da idade dos pacientes.
“A geriatria tem uma visão ampla do paciente,
tudo em geriatria pode se transformar em dano secundário”
A Amagis oferece a seus associados diversas especialidades de atendimento médico por meio do Programa “Amor à Vida”. Uma delas é o atendimento geriátrico, no qual o acompanhamento é feito de maneira permanente com uma consulta ao mês.
A médica destaca que a importância de um acompanhamento geriátrico surge nas pessoas acima de 60 anos, quando apresentam algumas doenças estabelecidas, sendo priorizadas condutas e programas de tratamento.
“Quando o paciente não tem doenças prévias, nós fazemos a prevenção, muito baseado no estilo de vida, nas doenças familiares, de forma a prevenir, na medida do possível, alguns danos que podem ocorrer”, diz a geriatra.
Segundo Marcelle Maksud, o tratamento geriátrico pode gerar demandas de atendimento de outras especialidades como fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e terapia ocupacional, por exemplo. “A geriatria é a parte médica e a gerontologia são estes outros profissionais que agregam muito e nos ajudam em nosso trabalho”, explica.
Uma das preocupações da médica é a queda do paciente idoso que pode gerar uma série de problemas. “Podemos melhorar a mobilidade do paciente, fazer um diagnóstico de osteoporose e fazer o tratamento, melhorando a segurança ambiental e investigando as causas orgânicas que levam o paciente a cair”, afirma Marcelle.
Um dos cuidados com os pacientes é de sempre manter a funcionalidade e sua autonomia, além dos cuidados com as doenças já existentes e nas que podem ser adquiridas e evitáveis.
Estilo de vida, evitar o sedentarismo, fazer uma atividade física regular, cuidar de doenças preexistentes, evitar cigarro e estresse e ter uma alimentação saudável são os cuidados preventivos que todos devem ter para manter uma boa qualidade de vida.
O médico geriátrico pode elencar os problemas, priorizando o tratamento de algumas doenças mais importantes e que trarão um impacto na vida do paciente, além de enxergar o ambiente do paciente e os cuidados que o cercam, para não incorrer em mais riscos. “A geriatria tem uma visão ampla do paciente, tudo em geriatria pode se transformar em dano secundário”, observa e médica.
“A geriatria é uma especialidade que veio para atender uma demanda
para a qual, até então, o Brasil não estava tão preparado”
O Programa
O Amagis Saúde é um plano de saúde diferenciado. Aqui, o usuário sente-se em casa, acolhido e amparado. Afinal a magistratura mineira é uma família, e é assim que desenvolvemos nosso trabalho.
Nosso maior objetivo é cuidar de seu bem-estar e de sua autoestima.
Cuidar-se, um ato de amor
Cuidado com você é alimentar-se bem, fazer exercícios, ter seus momentos de lazer e aproveitar ao máximo a família e os amigos.
Estamos ao seu lado
O Amagis Saúde desenvolveu um conjunto de ações que visam à promoção da saúde e da qualidade de vida de seus associados. Para isso criou o programa “Amor à Vida” – pois acredita que cuidar de si é viver mais e melhor.
Dentro dessa iniciativa, o associado e seus dependentes têm à disposição, além da extensa rede de médicos, clínicas e laboratórios credenciados, recursos e profissionais especializados para auxiliá-los no trabalho de saúde preventiva. Estes profissionais realizam atendimentos previamente agendados, que são feitos na própria sede da Amagis com conforto, qualidade e facilidade.