Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Pais devem estar atentos aos hábitos alimentares das crianças

12 de Abril de 2016 às 13h22
Grande parte dos fatores que contribuem para a obesidade infantil pode ser evitados com a mudança de hábitos, por isso pais e familiares devem estar atentos e incentivar bons hábitos alimentares.

De acordo com o médico Nutrólogo Ênio Cardillo Vieira, na prevenção e no tratamento da obesidade infantil, são importantes: o cuidado com a alimentação e o incentivo à atividade física. Quanto à alimentação, deve-se incentivar o consumo maior de frutas e hortaliças. “O exercício físico traz mais de vinte benefícios para a saúde. Para crianças, a atividade física ideal é a esportiva. Além dos benefícios que o exercício promove, também facilita o convívio social e, sobretudo, ensina a criança a ganhar e a perder”, afirma Ênio.

Confira alguns fatores que contribuem para a obesidade infantil: 
Maus hábitos alimentares: Crianças são expostas a alimentos de baixo valor nutritivo e elevado teor calórico. Atualmente, pai e mãe, em sua maioria, trabalham fora e as crianças ficam entregues a cuidadores que, nem sempre, têm conhecimento do que é ou não é saudável. Não utilize o alimento como calmante.

Sedentarismo: Nos tempos atuais as crianças permanecem grande parte do dia na frente do computador e da televisão em vez de fazerem exercícios físicos.

Exemplo dos adultos: Muitas vezes, o pai ou a mãe (ou ambos) são gordos. As crianças têm os pais como exemplos. Neste caso, toda a família deve comprometer-se à mudança de hábitos alimentares e ao incremento da atividade física. 

Propaganda: Os veículos de comunicação, especialmente a televisão, fazem propaganda de alimentos que promovem o ganho de peso. Muitos trabalhos mostram a relação direta entre o índice de obesidade e o tempo de exposição de crianças aos anúncios desses alimentos na televisão.

Ambiente com muitos obesos: Além dos cuidados em casa, é importante que, nas escolas não haja oferta de alimentos com alto teor calórico como sanduiches, refrigerantes, frituras, entre outros.

Condicionamento: Muitas vezes, o alimento é usado como consolo, como demonstração de carinho ou afeto. Os adultos devem evitar o uso do alimento como compensação. Isto criará um reflexo condicionado que, com certeza, persistirá ao longo da vida.
 
Fonte: Hospital Mater Dei
Opções de privacidade