Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Alergia a frutos do mar

21 de Junho de 2016 às 15h25
Observa-se que a prevalência da alergia a produtos marinhos costuma ser maior quanto maior o consumo. O contrário, embora incomum, também pode ocorrer, ou seja, o paciente ingere uma pequena quantidade e desenvolve uma reação alérgica. 
Os sintomas alérgicos são prurido generalizado ou em orofaringe, edema labial, placas na pele e, por vezes, mais gravemente, o choque anafilático e o edema de glote. 
 
Pessoas alérgicas aos frutos do mar podem, também, ser alérgicas a ácaros e insetos. Acredita-se que estas reações cruzadas ocorram em função da semelhança de uma proteína presente em todos estes grupos, chamada de tropomiosina. Por isso, quem é alérgico a frutos do mar, geralmente tem um histórico pessoal de atopias respiratórias.  
Na verdade, quem é alérgico hoje, será alérgico sempre aos frutos do mar. Os sintomas são tratados com a suspensão do alimento em questão associado à administração de medicamentos chamados anti-histamínicos e, quando mais graves e persistentes, são usados corticosteroides. 
 
Apesar da crença e difusão popular, a alergia a frutos do mar não tem relação à do iodo. O simples relato de alergia a camarão ou a frutos do mar não contra indica o uso de um contraste iodado. Quem tem mais chance a desenvolver reação a este contraste são pessoas que já apresentaram reação anterior à aplicação do contraste, pessoas com histórico pessoal de alergias diversas significativas, maiores de 50 anos, diabéticos, hipertensos e nefropatas. 
 
Uma boa anamnese (relato do paciente sobre os sintomas), com pesquisa de histórico pessoal e familiar a alergias alimentares é uma excelente ferramenta para auxiliar no diagnóstico. Embora já existam testes para a detecção da tropomiosina de crustáceos, ainda é possível que os pacientes tenham reações cruzadas a tropomiosina de insetos e ácaros, para a qual não existe teste. A atitude mais prudente é não consumir tais produtos uma vez que já se apresentou alguma reação aos mesmos.
 
Responsável:
Juliano Antunes Machado
Clínico Geral, Gastroenterologista e Nutrólogo
CRM-MG: 38045
 
Fonte: Hospital Mater Dei
Opções de privacidade