Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Calçado, postura e hidratação: aumente a qualidade da sua corrida

31 de Agosto de 2017 às 09h00

Leandro Macedo é o brasileiro com melhor participação em provas olímpicas de triatlo na história: foi o 14º colocado em Sydney-2000 e ainda chegou em 31º  em Atenas-2004. Entre outras conquistas esportivas, Leandro foi campeão do Circuito Mundial, medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de Mar del Plata-1995, tricampeão sul-americano e heptacampeão brasileiro da modalidade. A pedido da equipe da plataforma Saúde Brasil, Leandro, que hoje é técnico de atletas e palestrante, passou algumas dicas para quem está iniciando no mundo da caminhada e corrida. 

Vista-se adequadamente e não economize no calçado

 "Roupa que dificulta a transpiração não é legal. A pessoa tem de se vestir de acordo com a temperatura ambiente, mas preocupada com a transpiração. E o tênis requer um cuidado especial. Muitas vezes a pessoa tem um tênis guardado na caixa e diz que ainda está novinho e que pode usar. Por causa do clima, ele pode estar ressecado. Então, o melhor é apostar em um tênis novo, mesmo no início, ainda na caminhada. A autonomia deles é de mais ou menos 500 quilômetros. Para quem não é profissional, o par dura bastante."

Fique de olho da postura

 Segundo Leandro Macedo, a postura deve ser diferente desde a caminhada, principalmente para aqueles que procuram perder peso. "Já nos primeiros passos dá para ter uma postura mais firme, com o abdômen mais contraído e uma maior movimentação dos braços. Na corrida, quando há a fase aérea (momento em que os dois pés estão fora do solo) muda um pouco. As pessoas querem manter a coluna ereta e jogam os ombros para trás, o que não é correto. Nesses casos elas mais saltam do que se projetam para frente. O ideal é ter uma leve inclinação para frente. Olhar para o horizonte também vai deixá-la ereta demais, então o melhor é mirar o chão que está a uns 30 metros adiante", explica.

Hidratação, alimentação e contemplação 

 "Para quem corre de manhã, não é bom sair de barriga vazia ou cheia demais. O ideal é comer algo leve e saudável, tomar um suco e só depois sair para a atividade. Aos que vão correr no fim da tarde, um lanche leve, cerca de duas horas antes da corrida, é perfeito", aponta Leandro. 

Escolher o lugar correto e se divertir com a atividade também fazem parte da cartilha. "Caminhar e correr são atividades contemplativas e merecem um lugar tranquilo. Não é prazeroso correr perto de carros, ficar subindo meio-fio e passando por buracos, mesmo porque também há risco de torções de tornozelo, principalmente para quem não está com os ligamentos e musculatura em dia. Por isso os parques são ótimas escolhas também pela questão da segurança. É preciso apreciar a paisagem e respirar ar puro. Nós que corremos costumamos dizer o seguinte: não saímos para correr, levamos nossa mente para passear."

Fonte: Ministério da Saúde

 

 

 


Opções de privacidade