Central de Atendimento:
  • (31) 3079.3478
  • (31) 3079.3479
  • (31) 3079.3480
  • (31) 3079.3481
2ª a 6ª de 7h às 18h
  • A
  • A
  • A-
  • A
  • A+

Doenças bucais podem afetar a saúde do coração

13 de Julho de 2016 às 17h15
Poucas pessoas sabem, mas existe uma correlação entre as doenças cardíacas e as doenças periodontais. O cardiologista Henrique Patrus, coordenador do serviço de cardiologia do Mater Dei, explica como a saúde bucal pode afetar a saúde do coração e que cuidados devem ser tomados para evitar que isso ocorra.
 
Segundo o médico, as doenças bucais que podem afetar o coração são aquelas relacionadas à inflamação e/ou infecção nas gengivas, chamadas gengivite e, em um estado mais avançado, periodontite. Essas doenças causam dor, inchaço ou pequenos sangramentos gengivais, às vezes percebidos na escovação ou no uso de fio dental. Há retração da gengiva e pode haver perda dos dentes.
 
Essa inflamação nas gengivas pode estar associada ao aparecimento da Endocardite Bacteriana, uma doença cardíaca muito grave caracterizada por uma infecção na parte interna do coração. De acordo com o médico, isso acontece porque as colonizações bacterianas que causam as doenças bucais podem circular pela corrente sanguínea, disseminando-se. “Pacientes que apresentam doenças das válvulas cardíacas são especialmente predispostos e podem ter o coração infectado por estas bactérias”, esclarece.
 
Patrus explica que há, também, uma relação que ainda não foi completamente explicada entre as doenças periodontais e as doenças coronarianas – doenças cardíacas em que há obstrução das artérias coronárias por placas de arteriosclerose. “A ciência ainda não comprovou se de forma absoluta se há uma relação de causa-efeito (isto é, se a doença periodontal causa a doença das coronárias), ou se as doenças apenas coexistem. Isso porque alguns fatores, como o tabagismo e baixa condição sócio econômica, são comuns e predisporem às duas doenças”, completa.
 
Portanto, não deixe a saúde bucal de lado! O médico ressalta a importância da escovação dental e uso do fio dental regularmente, das visitas periódicas ao dentista e tratamento sempre que necessário das doenças bucais, além de manter uma dieta saudável e não fumar.
 
Vale lembrar que outros cuidados também são primordiais no combate às doenças cardíacas: evitar o tabagismo, principal causa de doenças cardiovasculares; cuidar da alimentação e praticar atividades físicas, evitando o colesterol alto, o diabetes, a obesidade, o sedentarismo e a hipertensão arterial e buscar controlar fatores psicossociais como o estresse, a ansiedade e a depressão.
 
Responsável
Henrique Patrus
Cardiologista
CRM-MG: 26652
 
Fonte: Hospital Mater Dei
Opções de privacidade